Metrologia de Fluidos

CMF – Centro de Metrologia de Fluidos

A medição exata e o controle preciso da vazão e do volume de fluidos são importantes nos processos industriais devido às implicações diretas na qualidade dos produtos, na segurança operacional da planta, nos aspectos econômico-comerciais envolvidos e no atendimento aos requisitos legais e normativos. A metrologia de fluidos também é fundamental nas atividades desenvolvidas no âmbito da Metrologia Legal, na medição correta da vazão e de volumes de produtos comercializados como água, gasolina, gás natural, visando a proteção dos direitos do consumidor e do vendedor.

O Centro de Metrologia de Fluidos-CMF do IPT é o principal provedor de serviços e soluções relacionadas à medição de vazão de fluidos no Brasil. Oferece serviços de calibração e certificação de medidores; ensaios de máquinas de fluxo; testes de modelos e componentes; inspeção de sistemas de medição de óleo e gás; assessoria técnica à indústria e às distribuidoras de água e gás natural; além de treinamentos e capacitação em metrologia de vazão de fluidos.

Serviços de calibração, ensaio e certificação de medidores de gases e de líquidos

Os laboratórios do CMF operam padrões que permitem executar atividades metrológicas em diferentes condições e faixas de operação, e que constituem o conjunto mais abrangente de instalações de teste de medidores de vazão e de velocidade de fluidos do País. As instalações incluem bancadas de calibração de medidores de água, óleo, ar e gás, bancos de teste para ensaios de máquinas de fluxo como ventiladores, bombas e compressores, além de túneis de vento e câmaras climáticas para a realização de testes sob diferentes condições ambientais.

Os laboratórios do CMF do IPT operam de acordo com os requisitos da NBR ISO 17025: 2005 e são acreditados pela CGCRE do INMETRO, fato que os habilita a executar calibrações de medidores de gases e de líquidos com certificação reconhecida internacionalmente.

Atendendo às demandas específicas do setor industrial, o Centro presta diversos tipos de serviços em campo, desde a medição de vazão em processos industriais, a calibração de medidores com utilização de padrões e unidades móveis até a realização de ensaios de desempenho de ventiladores, bombas, compressores, torres de resfriamento, entre outros.

Soluções integradas para a indústria de óleo e gás

Todos os dias, milhões de metros cúbicos de óleo e gás natural escoam pelos dutos instalados nos sistemas de produção, transporte e distribuição. As medições dos volumes desses produtos são fundamentais para a contabilização das receitas, custos e lucros das empresas.

Para a garantia metrológica todas as etapas do processo de produção, transporte, transferência de custódia e distribuição do petróleo e do gás natural, são vitais a inspeção e a certificação dos sistemas de medição.

Com o objetivo de apoiar a indústria do óleo e gás no atendimento aos requisitos metrológicos do regulamento da ANP/INMETRO, o Centro de Metrologia de Fluidos do IPT presta serviços de inspeção on-shore e off-shore visando a certificação completa de sistemas de medição de óleo e gás natural de acordo com os requisitos das normas nacionais e internacionais e nas suas condições reais de operação, buscando garantir a exatidão das medições em todas as etapas do processo de produção, transporte, transferência e distribuição dos produtos.

As atividades desenvolvidas pelo CMF do IPT junto à indústria do óleo e gás contemplam também o fornecimento de soluções integradas em medição de hidrocarbonetos; incluindo suporte na especificação, projeto, fabricação, instalação, calibração e start-up de sistemas de medição; elaboração e implementação de procedimentos de medição; calibração em campo de medidores, sensores e transmissores de parâmetros de processo; certificação de computadores de vazão e corretores eletrônicos de volume; além da avaliação de incertezas de medição segundo as diretrizes do GUM e da norma ISO 5168.

Serviços tecnológicos para a indústria e concessionárias de água e gás

Para as empresas concessionárias de água e gás e as que comercializam e utilizam utilidades como vapor, ar comprimido e derivados de petróleo, a monitoração e o controle preciso dos dados de produção e consumo são fundamentais para gerar informações estratégicas sobre os seus processos produtivos e de distribuição.

Como apoio ao setor de saneamento, o CMF realiza balanços hídricos e análises da produção de água e estimativas de perdas em estações de tratamento de água. Realiza também projetos e serviços de comissionamento e avaliação metrológica de sistemas de medição de efluentes industriais e de estações de tratamento de esgotos, além de desenvolver softwares para sistemas móveis de medição e monitoração de vazão que avaliam tecnicamente a operação dos sistemas de medição.

Utilizando ferramentas de análise estatística e modelagem matemática de processos, o CMF do IPT fornece suporte técnico a indústrias e concessionárias de serviços de distribuição de fluidos, planejando e executando investigações experimentais para especificação de parâmetros de gestão metrológica de parques de medidores, levantando parâmetros de perdas comerciais e físicas na rede de distribuição. Estabelece também parâmetros técnicos e operacionais no dimensionamento de redes, ramais, tubulações e medidores, verificando padrões de consumo por segmento de mercado, procedimentos operacionais para detecção de irregularidades no consumo, além de produzir modelos de simulação hidráulica e modelos de previsão da demanda em tempo real na adução (água) e em citygates de gás natural em base horária, diária e mensal.

Site IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas